terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Livro de Eli

O mundo pós-apocalipse, onde o sol é tão intenso que obriga as pessoas a cobrirem diversas partes do corpo, além de protegerem os seus olhos para não ficarem cego, O cenário por onde passa mostra a devastação possivelmente causada por uma guerra.
Não existem meios de comunicação, a locomoção é precária e a água potável vale ouro.
Eli peregrina por entre becos e locais destruídos rumo ao Oeste, carregando consigo um livro a qual lê todos os dias. Em sua jornada, Eli se depara com inúmeras aventuras, em parte devido a um mundo habitado por homens desnudos de honra, ética e moral – em sua natureza mais selvagem, cujo objetivo de vida é apenas sobreviver ao término do dia.

No decorrer da história, sabemos que Eli carrega consigo o único exemplar do livro sagrado de Deus – a Bíblia - que sobrou após a destruição em massa de todas as outras edições, consequência de uma guerra que provavelmente deixou o mundo como nos é apresentado no filme: sem vida, acinzentado e caótico. 
A Bíblia, na visão de Eli, não representa somente a salvação do mundo através da propagação da fé, nem somente a ordem tão necessitada nestes dias tenebrosos, mas significa também o compromisso com a sua própria crença, afinal foi uma voz que lhe pediu para percorrer esta empreitada.
Eli, interpretado pelo excelente ator Denzel Washington, é um profeta de Deus.
O Livro de Eli Trata-se da Bíblia Sagrada, livro que Eli tem em sua posse, e que o faz perambular rumo ao Oeste, procurando o que Deus espera dele lá.
É o instrumento do divino para salvar uma vez mais a humanidade, assim como já fizeram tantos outros – segundo registros bíblicos. 
Eli é o grande herói de seu tempo
Além disto, quando Eli chega ao término de sua jornada, ele entrega e traduz o livro, que está em braile, para uma pessoa que conserva outros livros, em tese, conserva o conhecimento. Ao fim, esta pessoa imprime diversos exemplares, o que poderia simbolizar a renovação da esperança. Será que apenas a Bíblia seria distribuída entre as pessoas?
 
# Creio nesta palavra“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. Marcos 13.31
Jesus falou: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Marcos 13.31). Sua palavra é como uma rocha firme em meio às tempestades da vida! Milhares de anos de antagonismo e adversidades não conseguiram mudar em nada Sua Palavra.
Ele disse ser: Criador, Senhor do tempo, Filho de Deus e, portanto, o próprio Deus.
Sua Palavra realmente não passou e jamais passará. De que maneira um homem poderia esquivar-se e fugir de uma realidade tão grandiosa?"
Seja um Eli um profeta de Deus guarde a palavra em sua vida.
Hoje já vivemos estas realidades,
O desabamento de tantas certezas, que julgávamos indestrutíveis...
O desaparecimento de pessoas que julgávamos insubstituíveis.
O abandono de certas práticas religiosas que pareciam indispensáveis... O esquecimento de tantos valores éticos e morais que tanto apreciamos... O abandono da fé de tantas pessoas, que julgávamos fervorosas...A violência, a corrupção, a opressão andam soltas...Será que estamos caminhando para o mundo do filme O livro de Eli ?
 O mundo pós-apocalipse, onde o sol é tão intenso !!! 
Da nossa parte, devemos estar atentos aos sinais de Deus a cada dia buscando sua palavra !
 
# Dados sobre Profeta Elias “Eli”
O próprio nome Elias, vem de "El" (Elohim, Deus) e "a" de Yah (Jeová/Yahweh ou Senhor), o pequeno "i" significa "de", ou seja significa: "O Senhor é Deus" ou "O Senhor é meu Deus", já expressa seu caráter e sua função na história bíblica. Ele foi um campeão do monoteísmo de Yahweh. É ele, juntamente com outros sete mil, que mantém a fé em Yahweh entre o povo, mesmo diante das perseguições de Jezabel contra o monoteísmo. Sua árdua luta contra todo sincretismo religioso faz deste profeta, que "surgiu como fogo e cuja palavra queimava como uma tocha", um dos profetas mais respeitados simultaneamente entre judeus e cristãos. Enquanto o livro do Eclesiástico (48,1-11) canta suas glórias, os livros dos Reis nos contam sua vida de forma ampla. Nesta narração distinguem-se dois ciclos: "o ciclo de Elias" (1Rs 17 - 2Rs 1,18), que se centra na atividade do profeta, e o "ciclo de Eliseu" (2Rs 2-13), que começa com o arrebatamento de Elias, momento em que Eliseu o sucede.

# O Profeta Eli “Elias” visto pelos Judeus
É do conhecimento geral que o profeta "arrebatado" ao céu ocupa um lugar importante na haggada. Essa ilustra e amplia com elementos legendários, às vezes simplistas, e com considerações teológicas os textos bíblicos relativos à vida terrena de Elias; porém, se detém especialmente em seu arrebatamento e sua atividade celestial, sobre suas aparições na terra como benfeitor dos pobres e amigo dos humildes, como socorredor e libertador dos fiéis em toda situação extrema, como amigo dos sábios e estudiosos da Torah, devido o seu zelo por ela, e finalmente como precursor do Messias.
Quando o anjo da morte apareceu para levar Elias, este se encontrava conversando com Eliseu sobre a Torah. Como não lhe era permitido interromper o estudo da Torah, Satanás se pôs na espera; porém, num relance, um carro de fogo puxado por cavalos de fogo se interpôs entre Elias e seu discípulo. Elias subiu nele e foi arrebatado ao céu em um turbilhão. Satanás foi então protestar diante de Deus pela não acontecida morte de Elias; porém antes de começar a falar, Deus o preveniu: "Eu criei os céus precisamente para que Elias pudesse subir a eles". O anjo insistiu e o Eterno permitiu que houvesse uma luta entre Satanás e Elias. O profeta saiu vencedor e pediu a Deus permissão para aniquilar a seu adversário.
A permissão não lhe foi dada porque a derrota definitiva de Satanás deverá acontecer no final dos tempos.

# Sobre o filme na minha opinião : Muitas criticas foram escritas sobre este filme ,escrita por muitas pessoas que não conhece a Bíblia , não tem o entendimento e visão espiritual sobre um tema deste filme , que na Bíblia é encontrada em varias passagens sobre finais dos tempos , uma mensagem vista neste filme .
O filme é ótimo,vale a pena assistir. Porque nos mostra a realidade de uma pessoa determinada e de muita fé e obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário a respeito deste blog e temas links apresentados....

Seguidores do livro

Nova Versão Internacional :

GPS indica estes blogs "Click no logo"

Versão Revista e Atualizada:

Conheca outros blogs

Minha foto
Seja Bem vindo a você que está visitando este blog !Espero que leia os artigos das colunas do Oliveira e visite os links de outros trabalhos tanto em blog e fotografia e aproveito para pedir que comente o blogue criado e dedicados a todos amigos, Sou W.Oliveira.Santos ....Uma palavra que me acompanha ela é fiel e verdadeira experiência própria:Gênesis 12:3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra......"Desejo que você seja abençoado através deste blog

Seja um Eli fique firme em sua fé

Jesus is Better
Apocalipse 21:8 Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte
O Blog G.P.S
(Gospel Positioning System)conhecido como Biblia...
Blog tem como intenção levar a palavra de vida e conhecimento !.
O Nome de Jesus acima de tudo !!!
Obrigado por sua compreensão e apoio ao propagar mais a palavra do Senhor.Que Deus abençoe a todos de maneira abundante.

Sob reserva de direitos 1996-2010©.